TÉCNICAS DE MANEJO DE COMPORTAMENTO USADAS NO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Patrícia Corrêa-Faria Universidade Federal de Goiás - UFG, Goiânia, GO, Brasil
  • Marina Romano de Oliveira Faculdades Integradas da América do Sul – Integra, Caldas Novas, GO, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.29327/244963.8.3-1

Palavras-chave:

Transtorno do espectro autista, Comportamento infantil, Assistência odontológica

Resumo

Objetivo: identificar as técnicas de manejo de comportamento usadas no atendimento odontológico de crianças e adolescentes com transtorno do espectro do autismo (TEA) e descrevê-las. Fontes dos dados: a busca foi realizada nas bases eletrônicas PubMed e Lilacs, em dezembro de 2023, e restrita ao período de

10 anos (2013 a 2023). A seleção dos artigos envolveu: 1) leitura de títulos e resumos;

2) leitura dos textos completos dos artigos incluídos na etapa anterior. Foram incluídos os artigos que avaliaram ou que apresentaram pelo menos uma técnica de manejo usada no tratamento odontológico de crianças e adolescentes com TEA. Revisões, cartas ao editor e comentários foram excluídos. Síntese dos dados: do total de 91 artigos identificados, 19 foram incluídos. Técnicas avançadas como a anestesia geral e a sedação foram usadas em nove estudos.  Elas foram selecionadas principalmente quando o tratamento envolveu procedimentos invasivos e os pacientes tinham limitações na comunicação verbal ou em colaborar durante a sessão. Dessensibilização e sistema de comunicação de troca de imagens foram as técnicas básicas mais usadas. Elas foram aplicadas às crianças e adolescentes com TEA que se comunicavam verbalmente ou que tinham poucas limitações de comunicação e eram baseadas em antecipar os passos do atendimento ao paciente. Conclusão: há poucos estudos sobre as técnicas de manejo de comportamento usadas no atendimento odontológico de crianças e adolescentes com TEA. Técnicas farmacológicas e as básicas que permitiram a antecipação das situações do atendimento e a comunicação por meio de imagens foram as técnicas investigadas com maior frequência.

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Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Revisão