O USO DO YOUTUBE® COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO SOBRE BRUXISMO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.29327/244963.8.3-3Palavras-chave:
Ranger de dentes, Bruxismo, Crianças, Youtube, Bruxomania, Childish behaviourResumo
Objetivo: mapear e classificar os vídeos publicados no YouTubeTM sobre bruxismo infantil destinados ao público leigo. Materiais e métodos: através de uma abordagem quali-quantitativa de caráter exploratório, esse estudo foi realizado a partir de dados disponíveis na plataforma YouTubeTM seguindo as etapas: mapeamento dos vídeos; seleção dos vídeos; medição demográfica dos vídeos e, classificação dos vídeos. A partir de quatro termos, foram selecionados os primeiros
60 vídeos de cada termo e incluídos de acordo com os seguintes critérios: vídeos publicados com duração entre 04 a 20 minutos que abordassem a temática. Vídeos com baixa qualidade de som ou imagem foram descartados. Dados demográficos como: número de visualizações, likes, disklies e comentários, número de interações e popularidade foram utilizados para uma análise descritiva. A classificação dos vídeos seguiu o instrumento Conceitos e Categorias. Resultados: os vídeos tiveram um somatório de 3.551.953 visualizações no dia da coleta e, o vídeo com a maior taxa de interação (17,03%) não foi o com o maior número de visualizações. Dos 21 vídeos feitos por profissionais, todos foram conceituados como úteis, tendo foco informativo/educativo. Conclusão: concluiu-se que os vídeos mapeados e avaliados variaram de acordo com a origem, sendo em sua maioria de caráter informativo, como uma iniciativa de profissionais e, classificados como úteis. Entretanto, o fato de a produção ser de origem profissional não válida por completo o conteúdo. São necessárias outras ferramentas como validação do conteúdo pela plataforma e cuidados que o público deve seguir para evitar e reconhecer fakenews.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Científica do CRO-RJ (Rio de Janeiro Dental Journal)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.