O USO DO YOUTUBE® COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO SOBRE BRUXISMO INFANTIL

Autores

  • Danielle Zanon Medeiros Departamento de Odontologia Preventiva e Comunitária, Faculdade de Odontologia, Universidade Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Brasil.
  • Maria Cardoso de Castro Berry Departamento de Odontologia Preventiva e Comunitária, Faculdade de Odontologia, Universidade Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8138-8259
  • Tamires Santos de Melo Departamento de Odontologia Preventiva e Comunitária, Faculdade de Odontologia, Universidade Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3928-885X
  • Maria Isabel de Castro de Souza Departamento de Odontologia Preventiva e Comunitária, Faculdade de Odontologia, Universidade Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0355-9673

DOI:

https://doi.org/10.29327/244963.8.3-3

Palavras-chave:

Ranger de dentes, Bruxismo, Crianças, Youtube, Bruxomania, Childish behaviour

Resumo

Objetivo: mapear e classificar os vídeos publicados no YouTubeTM sobre bruxismo infantil destinados ao público leigo. Materiais e métodos: através de uma abordagem quali-quantitativa de caráter exploratório, esse estudo foi realizado a partir de dados disponíveis na plataforma YouTubeTM seguindo as etapas: mapeamento dos vídeos; seleção dos vídeos; medição demográfica dos vídeos e, classificação dos vídeos. A partir de quatro termos, foram selecionados os primeiros

60 vídeos de cada termo e incluídos de acordo com os seguintes critérios: vídeos publicados com duração entre 04 a 20 minutos que abordassem a temática. Vídeos com baixa qualidade de som ou imagem foram descartados. Dados demográficos como: número de visualizações, likes, disklies e comentários, número de interações e popularidade foram utilizados para uma análise descritiva.  A classificação dos vídeos seguiu o instrumento Conceitos e Categorias. Resultados: os vídeos tiveram um somatório de 3.551.953 visualizações no dia da coleta e, o vídeo com a maior taxa de interação (17,03%) não foi o com o maior número de visualizações. Dos 21 vídeos feitos por profissionais, todos foram conceituados como úteis, tendo foco informativo/educativo. Conclusão: concluiu-se  que os vídeos mapeados e avaliados variaram de acordo com a origem, sendo em sua maioria de caráter informativo, como uma iniciativa de profissionais e, classificados como úteis. Entretanto, o fato de a produção ser de origem profissional não válida por completo o conteúdo. São necessárias outras ferramentas como validação do conteúdo pela plataforma e cuidados que o público deve seguir para evitar e reconhecer fakenews.

Biografia do Autor

Danielle Zanon Medeiros, Departamento de Odontologia Preventiva e Comunitária, Faculdade de Odontologia, Universidade Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Brasil.

 

 

Maria Cardoso de Castro Berry, Departamento de Odontologia Preventiva e Comunitária, Faculdade de Odontologia, Universidade Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Brasil.

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014), Especialização em Odontopediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015), Mestrado em Telessaúde pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016) e Doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2020). Foi bolsista sanduíche no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (CAPES), Vistor Research Fellow na Griffith University/Australia (2019/2020) e Professora da eletiva Ensino Odontológico Mediado por Tecnologias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2020/2020). Atualmente é bolsista QUALITEC na Unidade de Desenvolvimento Tecnológico na UERJ na área de saúde (NTO), Professora de Metodologia da Pesquisa na Sanar Pós (2020). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em: Odontopediatria; Ensino Odontológico Mediado por Tecnologias e Comunicação em saúde. Apresenta participação em trabalhos científicos nacionais e internacionais, tais como, painéis apresentados em congressos de Odontologia e Telessaúde/Telemedicina, como autora e co-autora. O trabalho de maior destaque foi como vencedora de um concurso nacional denominado 12º Prêmio Sinog de Odontologia, em 2013 e é uma das fundadoras do aplicativo ClickTrauma.

 

Tamires Santos de Melo, Departamento de Odontologia Preventiva e Comunitária, Faculdade de Odontologia, Universidade Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Brasil.

Doutoranda em Odontologia (área de concentração - prótese dentária) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e bolsista da CAPES (Atual). Mestre em saúde Digital pela UERJ (2023). Pós-graduada em Implantodontia pelo SobreImplantes (2020) e em Periodontia pelo Instituto Brasileiro de Odontologia Moderna - IBOMRIO (2021). Graduada em Odontologia pela UERJ (2019). Possui 4 anos de experiência clínica atuando nas áreas de prótese dentaria, restauração estética e implantodontia. É associada da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) desde 2021.É co-autora do livro Manual de Boas Práticas em Teleodontologia, capítulo6: O que podemos?. Como também, é autoria e co-autora de artigos publicados em revistas (inter)nacionais, apresentou trabalhos científicos, tais como, painéis e apresentações científicas orais em congressos de Odontologia (inter)nacionais.Foi bolsista no Núcleo de Teleodontologia FOUERJ, na modalidade de estágio interno CETREINA (2018-2019). Foi presidente e fundadora da Liga Acadêmica de Teleodontologia - LATELE (20182019). Durante esse período, atuou em inúmeras atividades de extensão universitária, algumas delas: monitoria da disciplina de Dentística Pré-Clínica; Projeto de extensão Reabilitação Oral; Tesoureira e Responsável pelo Departamento Científico do Centro Acadêmico Nelson Siqueira (2019). Paralelamente, foi monitora das disciplinas de Biologia e Química do Pré-Vestibular Construção Popular, realizada na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - ESPJV/FIOCRUZ (2014-2018).

   

Maria Isabel de Castro de Souza, Departamento de Odontologia Preventiva e Comunitária, Faculdade de Odontologia, Universidade Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Brasil.

Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), Mestrado em Odontopediatria pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997) e Doutorado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Foi Coordenadora de Graduação (2004-2007), Vice-diretora (2008-2011) e diretora da Faculdade de Odontologia da UERJ (2012-2015). Diretora do Departamento de Estágios e Bolsas (CETREINA/UERJ - 2016/2017). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria e Saúde Coletiva e em gestão Pública; Membro do Corpo docente do Curso de Mestrado Profissional em Telemedicina e Telessaúde/HUPE/UERJ. É professora Titular da UERJ e coordena uma Unidade de Desenvolvimento Tecnológico na UERJ na área de saúde (NTO). Foi coordenadora da área de Odontologia da Universidade Aberta do SUS (Unasus/UERJ) e também coordenou o Programa PróSaúde na área de Odontologia da UERJ. Foi Sub-secretária de Ciência e Tecnologia/SECTIDS/RJ (abril a julho 2017) e Sub-secretária de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação/SECTI/RJ (janeiro 2019 a junho 2020); Presidente Faperj (julho/agosto 2017); Ex-Presidente da Fundação Cecierj (2020/2020) e Ex-Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (2020/2020). Atualmente Cientista do Nosso Estado Faperj.

       

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Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Artigos