INTEGRANDO AS REDES SOCIAIS À COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA NA ODONTOLOGIA: RELATO DE CASO

Autores

  • Andrew Mauricio Saraiva da Costa Núcleo de Teleodontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Letícia de Castro Rajo Cerdeira Núcleo de Teleodontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Maria Cardoso de Castro Berry Núcleo de Teleodontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Maria Isabel de Castro de Souza Núcleo de Teleodontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.29327/244963.6.1-8

Palavras-chave:

Odontologia Baseada em Evidência, Mídia Social, Ensino em Odontologia, Odontologia, Comunicação em Saúde

Resumo

Introdução: Com o avanço das redes sociais e acesso instantâneo às informações, nunca foi tão importante buscar as fontes certas e entender como utilizar cada rede para divulgar evidências científicas. Objetivo: Relatar um caso de experiência em que a divulgação científica em Odontologia foi realizada através da integração das redes sociais de uma instituição pública de ensino superior. Relato do caso: O Núcleo de Teleodontologia da Faculdade de Odontologia (NTO) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, desde 2015 utiliza as redes sociais para promover comunicação, difusão e alcance do conhecimento científico na área de Odontologia. Inicialmente começou pelo Facebook com apenas posts informativos e ao longo dos anos expandiu para criação de conteúdos em diferentes formatos como vídeos curtos e longos, entrevistas com profissionais, web-conferência, divulgação de artigos científicos e criação da Jornada Acadêmica Online voltada a aprendizagem continuada. Para isso, adicionou outras redes sociais em seu portfólio como Instagram e YouTube. Para a criação dos conteúdos, princípios pedagógicos foram seguidos concomitante à capacitação profissional de alunos às novas ferramentas tecnológicas. Resultados: Ao final de 2020, com a pandemia do Covid-19 a procura por capacitação através de meios digitais aumentou o acesso aos conteúdos de nossas redes em 700%. Conclusões: A integração das redes sociais potencializou o alcance dos conteúdos elaborados pela instituição de ensino, através do uso de diferentes plataformas, sendo mais um canal que pode ser usado para a comunicação e divulgação científica por centros acadêmicos.

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Publicado

2021-04-30

Edição

Seção

Relato de Caso