AVALIAÇÃO DO LETRAMENTO EM SAÚDE EM DADOS FALTANTES DE ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO EM GOIANÁ - MINAS GERAIS

Autores

  • Ana Beatriz Ambrósio de Oliveira Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, Juiz de Fora, MG, Brasil. https://orcid.org/0009-0007-7804-4870
  • Nara Muniz Lopes Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, Juiz de Fora, MG, Brasil
  • Rosângela Almeida Ribeiro Faculdade de Odontologia, Departamento de Odontologia Social e Infantil, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, Juiz de Fora, MG, Brasil.
  • Ramon Targino Firmino Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Patos, PB, Brasil.
  • Camila Faria Carrada Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde, Departamento de Odontologia, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, Juiz de Fora, MG, Brasil.
  • Fernanda Campos Machado Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde, Departamento de Odontologia, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, Juiz de Fora, MG, Brasil.
  • Flávia Almeida Ribeiro Scalioni Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde, Departamento de Odontologia, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, Juiz de Fora, MG, Brasil.

Palavras-chave:

Letramento em saúde bucal, Saúde bucal, Epidemiologia

Resumo

Objetivo: Investigar o Letramento em Saúde Bucal (LSB) de responsáveis por crianças que forneceram respostas incompletas em um questionário sobre os hábitos de saúde bucal de seus filhos em Goianá, MG, e correlacionar o nível de LSB com a escolaridade e a classificação socioeconômica dos participantes. Materiais e Métodos: A amostra foi composta por responsáveis por crianças do município de Goianá que não preencheram completamente um questionário utilizado em uma pesquisa realizada anteriormente intitulada “Hábitos e comportamentos relacionados à saúde bucal de crianças e fatores subjetivos de pais/responsáveis”. O nível socioeconômico foi avaliado através do Questionário da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP) e o LSB através do Brazilian Rapid Estimate of Adult Literacy in Dentistry (BREALD-30). Foi realizada análise descritiva e o teste de correlação de Spearman para correlacionar LSB com a escolaridade e a classificação socioeconômica das participantes. O nível de significância adotado foi p<0,05. Resultados: Participaram do estudo 25 responsáveis, sendo que 100% eram mães, 60% possuíam ensino fundamental II completo e ensino médio incompleto, 15% relataram ter ensino fundamental I completo e ensino fundamental II incompleto e
20% cursaram o ensino superior completo. Com relação à classificação social, 96% da amostra se enquadrou nas Classes D-E. O BREALD-30 mostrou uma média de pontuação moderada de 22,24 (+3,85) pontos. Não houve correlação estatisticamente significante entre LSB e escolaridade e nem entre LSB e classe social. Conclusão: Os resultados demonstraram que a média de LSB na população em questão foi moderada e não houve correlação estatisticamente significativa entre LSB, escolaridade e classificação socioeconômica dos participantes.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Como Citar

Ambrósio de Oliveira, A. B., Muniz Lopes, N., Almeida Ribeiro, R., Targino Firmino, R., Faria Carrada, C., Campos Machado, F., & Almeida Ribeiro Scalioni, F. (2024). AVALIAÇÃO DO LETRAMENTO EM SAÚDE EM DADOS FALTANTES DE ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO EM GOIANÁ - MINAS GERAIS. Revista Científica Do CRO-RJ (Rio De Janeiro Dental Journal), 9(1), 3–8. Recuperado de https://revcientifica.cro-rj.org.br/revista/article/view/396

Edição

Seção

Artigos