CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA SOBRE A HIPOMINERALIZAÇÃO MOLARINCISIVO
DOI:
https://doi.org/10.29327/244963.8.2-5Palavras-chave:
Malformação Molar-Incisivo. Malformação radicular Molar-Incisivo. Malformação Radicular. Desenvolvimento Radicular. Raízes Dentárias. Anormalidades, DiagnósticoResumo
Introdução: a Hipomineralização Molar-Incisivo (HMI) é considerada uma condição clínica ainda sem etiologia definida, que acomete os primeiros molares permanentes e, frequentemente, os incisivos permanentes, causando grandes impactos desde o acometimento da estética até a perda dental. Objetivo: este estudo buscou avaliar o nível de conhecimento dos acadêmicos do curso de graduação em Odontologia sobre a HMI. Materiais e Métodos: a pesquisa foi realizada com os acadêmicos matriculados da primeira a décima fase do curso de Odontologia de um centro Universitário de Santa Catarina. Os dados foram obtidos através de um questionário semiestruturado e imagens de dentes com defeitos de formação em esmalte. Resultados: pode-se observar que os acadêmicos de períodos finais (27,1%) apresentaram maior confiança em realizar o diagnóstico de HMI quando comparados aos acadêmicos de períodos iniciais (14,5%) (p<0,041). A maioria dos participantes acertou a resposta quanto à prevalência da HMI (p<0,001). Em relação ao diagnóstico clínico da HMI, observou- se que 69% dos acadêmicos que tinham o conhecimento soube identificar através da imagem clínica. Entretanto, 77,6% dos acadêmicos que não tinham conhecimento sobre a HMI responderam incorretamente (p<0,001). Conclusão: há uma parcela significante de acadêmicos do curso de Odontologia que ainda não possui conhecimento suficiente sobre a HMI. Desta forma, a formação acadêmica deve melhorar a abordagem e suprir essa dificuldade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Científica do CRO-RJ (Rio de Janeiro Dental Journal)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.