PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DE ODONTOLOGIA EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.29327/244963.7.3-8Palavras-chave:
Educação em Odontologia, Diretrizes curriculares, Promoção de saúde, Educação interprofissional, Questionários on-line, Perfil do egressoResumo
Objetivo: conhecer a percepção de egressos de graduação em Odontologia do Rio de Janeiro sobre a qualidade da formação profissional com ênfase na educação interprofissional. Materiais e Métodos: foi aplicado questionário on-line para egressos de três cursos de Odontologia, sendo duas instituições públicas e uma privada, para alunos formados entre 2016.2 e 2019.1. O questionário estruturado utilizado continha
41 perguntas para analisar a qualidade das atividades acadêmicas oferecidas durante a formação desses profissionais. As questões envolveram quatro dimensões: (1) perfil do egresso, (2) orientação do cuidado em saúde, (3) integração ensino-serviço, e (4) abordagem pedagógica. Os resultados apresentados neste artigo envolveram 9 perguntas das quatro dimensões. Resultados: os 121 egressos participantes responderam que a qualidade e oferta das atividades relacionadas à formação do perfil generalista, humanista e capacidade de compreender a realidade social foi muito boa, assim como as atividades de promoção de saúde e o uso de cenários de prática. Já as atividades relacionadas à educação multiprofissional/interprofissional e à vivência no Sistema Único de Saúde (SUS) foram consideradas moderadas. Conclusão: os resultados mostram que egressos dos cursos de Odontologia avaliados estão satisfeitos com a qualidade da formação profissional alcançada através das atividades acadêmicas oferecidas por seus cursos. Principalmente àquelas relacionadas à formação do perfil profissional e à promoção de saúde. Entretanto, a percepção dos egressos indica que experiências multiprofissionais/ínterprofissionais e vivência no SUS ainda precisam ser melhoradas, estimulando os alunos a participarem de estágios e projetos de extensão, formando, assim, profissionais capacitados a atuarem no SUS e no contexto social existente.
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