YOUTUBE™ COMO FERRAMENTA DE ENSINO SOBRE ANTIBIOTICOTERAPIA EM ODONTOPEDIATRIA
DOI:
https://doi.org/10.29327/244963.7.2-6Palavras-chave:
Anti-Bacterial Agents, Pediatric Dentistry, Instructional Film and Video [Publication Type], Guideline AdherenceResumo
Objetivo: objetivou-se avaliar a qualidade das informações fornecidas por vídeos no YoutubeTM sobre antibioticoterapia na odontopediatria. Materiais e Métodos: foram incluídos vídeos relacionados a antibioticoterapia, em português e
destinados a dentistas. Os vídeos foram revisados por dois avaliadores para extração de dados quantitativos e a qualidade do seu conteúdo foi avaliado utilizando um checklist, contendo 22 pontos, elaborado com base nas recomendações das associações internacionais de odontopediatria. A qualidade dos vídeos foi classificada em baixa (0-11 pontos) ou alta (12-22 pontos). Os resultados foram apresentados de forma descritiva e testes estatísticos foram aplicados para avaliar a associação (ANOVA) ou correlação (Pearson) entre a população final do vídeo e seus dados quantitativos. Resultados: dos 7 vídeos incluídos, apenas 1 apresentou alta qualidade. O conteúdo abordado pelos vídeos foi heterogêneo, onde 85% (n=6) citaram amoxicilina como antibiótico de primeira escolha e 71% (n=5) relataram a remoção da fonte de infecção como suficiente em crianças saudáveis. Nenhum vídeo citou indicação para testes de cultura e sensibilidade, a contraindicação de antibioticoterapia em casos de gengivite, luxações, fraturas radiculares. A fonte do vídeo, quantidade de likes e visualizações não estão relacionadas a sua pontuação final (p>0,05), entretanto, o seu tempo está fortemente relacionado a sua pontuação (r=0,8, p=0,03). Conclusão: pode-se concluir que a qualidade do conteúdo de vídeos sobre antibioticoterapia destinados a dentistas brasileiros é baixa, não abordando de forma completa as recomendações das entidades de classe relacionadas ao tema, e o tempo do vídeo está fortemente correlacionado a sua pontuação final.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Científica do CRO-RJ (Rio de Janeiro Dental Journal)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.