IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM INTEGRAL DA CÁRIE NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Autores

  • Laryssa da Silva Vieira Coutinho Centro Universitário Anhanguera Pitágoras Unopar Niterói
  • Sulamita De Freitas Dutra Maia
  • Camila Fernandes Veras
  • Camilla Assad Almeida Mattos
  • Francielle Ribeiro Alves

DOI:

https://doi.org/10.29327/244963.7.2-4

Palavras-chave:

Cárie Dentária, Criança Pré-Escolar, Saúde da Criança, Dente Decíduo, Qualidade de Vida

Resumo

Introdução: a cárie na primeira infância (CPI), refere-se à patologia encontrada na dentição decídua em crianças com idade inferior a 71 meses. Apesar de avanços significativos na educação em saúde bucal, a CPI continua a afetar um número exacerbado de crianças em todo o mundo. Objetivo: revisar a literatura ressaltando a abordagem integral da lesão de cárie em crianças na primeira infância, levantando e discutindo a etiologia, os principais fatores de risco interrelacionados no surgimento da cárie, buscando informações necessárias para orientação aos cuidadores. Fonte dos dados: foram captados dados da Organização Mundial da Saúde e artigos em português e inglês que abordassem a cárie na primeira infância levando em consideração toda sua abordagem, nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, Scielo e PubMed, no período de 2009 a 2020. Síntese dos dados: verificou-se que a cárie na primeira infância é uma doença evitável, caso haja priorização da promoção de saúde e meios de
prevenção desde os primeiros anos da criança. Os principais fatores de risco da doença são: a dieta cariogênica, o nível socioeconômico, escolaridade dos responsáveis, baixo contato com fluoretos e falta de higienização bucal correta. Conclusão: o estudo dos fatores envolvidos no surgimento da CPI é relevante, uma vez que reconhecendo-os pode-se buscar meios estratégicos de diminuir a incidência dessa doença que causa tantas consequências. Percebeu-se que a orientação dos cuidadores é um dos principais meios de preveni-la ou trata-la
precocemente evitando maiores danos na dentição.

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Publicado

2022-08-31

Edição

Seção

Revisão