IMPACT OF MESIODENS MANAGEMENT ON THE ORAL HEALTH-RELATED QUALITY OF LIFE OF A CHILD: A CASE REPORT

Autores

  • Magali Leal de Melo School of Dentistry, Faculdade São Leopoldo Mandic – SLMANDIC, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
  • Marcelle Maciel Fernandes de Azevedo School of Dentistry, Faculdade São Leopoldo Mandic – SLMANDIC, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
  • Isabela Floriano School of Dentistry, Faculdade São Leopoldo Mandic – SLMANDIC, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
  • Patricia Nivolonni Tannure School of Dentistry, Faculdade São Leopoldo Mandic – SLMANDIC, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
  • Aline Borburema Neves School of Dentistry, Faculdade São Leopoldo Mandic – SLMANDIC, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
  • José Carlos Petorossi Imparato School of Dentistry, Faculdade São Leopoldo Mandic – SLMANDIC, Campinas, São Paulo, Brazil

DOI:

https://doi.org/10.29327/244963.6.2-10

Palavras-chave:

Odontopediatria, Supranumerário, Bullying, Qualidade de vida, Felicidade

Resumo

Introdução: Mesiodente é um dente supranumerário presente na maxila anterior. Crianças com alterações nos dentes que podem afetar suas características faciais podem sofrer bullying e dificuldades de interação social. Objetivo: Relatar um caso clínico de tratamento em um paciente com mesiodente. Adicionalmente,
correlacionar o tratamento do mesiodente ao impacto na qualidade de vida e felicidade por meio do Child Perceptions Questionnaire (CPQ8-10) e da Escala Subjetiva de Felicidade (ESF). Relato do caso: Paciente de 7 anos tinha como queixa um dente entre os incisivos centrais superiores e diagnóstico de mesiodente. O paciente relatou sofrer bullying por conta disso. Na consulta inicial foram aplicados o CPQ8-10 e o ESF. O tratamento realizado foi exodontia do mesiodente e acompanhamento. Quatro meses após a exodontia houve aproximação espontânea dos dentes 11 e 21, sem a necessidade de intervenção ortodôntica. Os
resultados iniciais (22 pontos no CPQ8-10 e média 2,5 no ESF) mostraram impacto negativo na qualidade de vida. Seis meses após a consulta inicial os questionários foram reaplicados e uma melhora nos resultados foi percebida (7 pontos no CPQ8-10 e média 5,25 no SHS). Conclusão: O diagnóstico correto e o melhor momento para o tratamento foram fundamentais para prevenir problemas oclusais. Além disso, o tratamento melhorou significativamente a qualidade de vida da criança e a felicidade percebida.

Biografia do Autor

Magali Leal de Melo, School of Dentistry, Faculdade São Leopoldo Mandic – SLMANDIC, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil

  1. Post-graduation program in Pediatric Dentistry, Sao Leopoldo Mandic Faculty - Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
  2. Graduation program in Pediatric Dentistry, Sao Leopoldo Mandic Faculty - Campinas, SP, Brazil.

Marcelle Maciel Fernandes de Azevedo, School of Dentistry, Faculdade São Leopoldo Mandic – SLMANDIC, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil

  1. Post-graduation program in Pediatric Dentistry, Sao Leopoldo Mandic Faculty - Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
  2. Graduation program in Pediatric Dentistry, Sao Leopoldo Mandic Faculty - Campinas, SP, Brazil.

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Publicado

2021-08-31

Edição

Seção

Relato de Caso