O USO DO GEL DE ALENDRONATO A 1% COADJUVANTE À TERAPIA PERIODONTAL BÁSICA NO TRATAMENTO DA PERIODONTITE: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Liandra Andreza de Oliveira Departamento de Periodontia, Faculdade de Odontologia, Universiade Federal de Alagoas - UFAL, Maceió, AL, Brasil.
  • Edvania Fernandes Correia Departamento de Periodontia, Faculdade de Odontologia, Universiade Federal de Alagoas - UFAL, Maceió, AL, Brasil.
  • Luiz Alexandre Moura Penteado Departamento de Periodontia, Faculdade de Odontologia, Universiade Federal de Alagoas - UFAL, Maceió, AL, Brasil.
  • Laís Christina Pontes Espíndola Departamento de Periodontia, Faculdade de Odontologia, Universiade Federal de Alagoas - UFAL, Maceió, AL, Brasil.

Palavras-chave:

Alendronate, gel, periodontitis, bisphosphonates

Resumo

Introdução: A periodontite consiste em uma doença inflamatória crônica associada a um biofilme disbiótico que atinge os tecidos de proteção e sustentação dos dentes, sendo a raspagem e alisamento radicular (RAR) padrão-ouro em seu tratamento, além do uso coadjuvante de fármacos e o/ou tratamento cirúrgico. O uso de bisfosfonato na Odontologia tem sido cada vez mais utilizado no controle de doenças em que há reabsorção óssea. Os géis podem ser facilmente preparados e administrados nas bolsas periodontais como coadjuvante à RAR e apresentam impacto na melhoria dos parâmetros periodontais. Objetivo: Analisar a eficácia do uso de gel de alendronato a 1% em associação a raspagem e ao alisamento radicular em pacientes diagnosticados com periodontite. Materiais e métodos: Foram selecionados os artigos das bases de dados Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico, bem como bases de dados de instituições de ensino superior no Brasil. Foram utilizados os descritores: ‘’Alendronate, ‘’Gel’’, ‘’Periodontitis’’, “Bisphosphonates”, sendo a coleta de dados realizada em 2023-2024. Resultados: Foram selecionados 8 artigos, em que se observou resultados positivos nos grupos terapêuticos que utilizaram o gel de alendronato a 1% coadjuvante à RAR, em que se verifica diminuição da profundidade de sondagem, ganho de inserção e preenchimento dos defeitos ósseos. Conclusões: Os dados analisados sugerem o uso do gel de alendronato a 1% como uma promissora alternativa coadjuvante à RAR em pacientes com periodontite. Novos estudos são necessários para análise dos efeitos a longo prazo do fármaco, seus efeitos colaterais e concentração residual.

Downloads

Publicado

2025-10-09

Como Citar

de Oliveira, L. A., Fernandes Correia, E., Moura Penteado, L. A., & Pontes Espíndola, L. C. (2025). O USO DO GEL DE ALENDRONATO A 1% COADJUVANTE À TERAPIA PERIODONTAL BÁSICA NO TRATAMENTO DA PERIODONTITE: REVISÃO DE LITERATURA. Revista Científica Do CRO-RJ (Rio De Janeiro Dental Journal), 9(2), 43–52. Recuperado de https://revcientifica.cro-rj.org.br/revista/article/view/419

Edição

Seção

Revisão