DETERMINANTES SOCIAIS, HIGIENE BUCAL E ACESSO A SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS DE TRABALHADORES DA LIMPEZA URBANA NO BRASIL: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Autores

Palavras-chave:

Determinantes sociais da saúde, Higiene bucal, Acesso aos serviços de saúde, Trabalhadores da limpeza urbana, Brasil

Resumo

Objetivo: esta revisão integrativa de literatura teve por objetivo identificar os determinantes sociais, hábitos de higiene bucal e características de acesso a serviços odontológicos de catadores no Brasil. Fonte dos dados: a pesquisa foi realizada em março de 2024 nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Portal de Periódicos CAPES. Foram incluídas publicações que retratassem a temática, independentemente do ano de publicação e do idioma. Publicações repetidas foram excluídas. A busca totalizou 132 publicações, das quais 15 foram selecionadas após a leitura dos títulos e resumos. Síntese dos dados: os resultados apontam que a maioria dos trabalhadores é composta por homens, negros, com idade avançada e de baixa renda e que parcela considerável utiliza álcool e/ou tabaco. Identificou-se escassez de achados referentes a hábitos de higiene bucal e acesso a serviços odontológicos. Em relação à saúde bucal, houve predominância da doença cárie, com impactos nas atividades diárias, saúde e relações sociais. Apesar de oficializada a profissão, a população em questão encontra-se em situação de vulnerabilidade. Conclusão: é preciso construir políticas públicas que integrem as diferentes dimensões do problema: inclusão social, saúde pública e resgate da dignidade desses trabalhadores, com vistas à promoção e proteção da saúde.

Biografia do Autor

Deison Alencar Lucietto, Departamento de Saúde e Sociedade, Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, RJ, Brasil.

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (2002), Mestrado em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ, 2005), Doutorado em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ, 2012) e Pós-doutorado na área de Odontologia Preventiva e Social (FO/UFRGS, 2018). Atualmente está como professor Adjunto do Departamento de Saúde e Sociedade, vinculado ao Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (MSS/ISC/UFF), atuando nos cursos de graduação em Farmácia e em Odontologia. Na pós-graduação, está como docente do Mestrado Profissional em Saúde da Família - Pólo UFF (ProfSaúde/UFF). 

Marcos Antônio Albuquerque de Senna, Departamento de Saúde e Sociedade, Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, RJ, Brasil.

Cirugião-dentista, Mestre e Doutor em Odontologia Social. Professor Titular do Departamento de Saúde e Sociedade,  Instituto de Saúde Coletiva,  da Universidade Federal Fluminense. 

Downloads

Publicado

2025-10-09

Como Citar

Goulart de Carvalho, L., Araujo Lima , M. I., Lucietto, D. A., & Albuquerque de Senna, M. A. (2025). DETERMINANTES SOCIAIS, HIGIENE BUCAL E ACESSO A SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS DE TRABALHADORES DA LIMPEZA URBANA NO BRASIL: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA. Revista Científica Do CRO-RJ (Rio De Janeiro Dental Journal), 9(2), 26–42. Recuperado de https://revcientifica.cro-rj.org.br/revista/article/view/412

Edição

Seção

Revisão