PERCEPÇÃO SOBRE A ESTÉTICA DO SORRISO NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Eduarda da Silveira Benevides Faculdade de Odontologia, Universidade de Vassouras – UNIVASS, Vassouras, RJ, Brasil
  • Carla Cristina Neves Barbosa Faculdade de Odontologia, Departamento de Ortodontia e Odontopediatria, Universidade de Vassouras – UNIVASS, Vassouras, RJ, Brasil.
  • Carla Minozzo Mello Faculdade de Odontologia, Departamento de Implantodontia, Universidade de Vassouras – UNIVASS, Vassouras, RJ, Brasil.
  • Carlos Eduardo Cardodo Faculdade de Odontologia, Departamento de pesquisa, Universidade de Vassouras – UNIVASS, Vassouras, RJ, Brasil.
  • Ilana Ferreira de Oliveira Christovam Faculdade de Odontologia, Departamento de Ortodontia, Universidade de Vassouras – UNIVASS, Vassouras, RJ, Brasil.

Palavras-chave:

Estética, Estética dentária, Percepção, Sorriso, Universidade]

Resumo

Introdução: A atratividade do sorriso tem influência direta na vida das pessoas, e atualmente a procura por um sorriso perfeito aumentou. Objetivo: Realizar uma pesquisa comparativa sobre a percepção da estética do sorriso e a autoavaliação entre os estudantes universitários. Materiais e Métodos: Foi elaborado um questionário através do Googles Forms, com perguntas sobre a avaliação estética do sorriso e autopercepção e 8 imagens foram modificadas através do Photoshop CS6 2017 para avaliação. O instrumento foi aplicado em diferentes cursos presenciais de graduação da Universidade de Vassouras, sendo eles: Medicina; Odontologia; Medicina Veterinária; Educação Física; Enfermagem e Fisioterapia. Os resultados foram tabulados em planilha eletrônica do Excel, a estatística descritiva foi realizada e montadas as tabelas de contingência. Além disso, o teste exato de Fisher foi calculado no programa Jamovi Project v.2.4 (2023). Resultados: Ao total, participaram 417 graduandos, sendo 71,7% do sexo feminino e a idade era entre 18 e 50 anos (média = 22,4 anos; desvio padrão = 5,2 anos). Os cursos com maior participação foram Odontologia e Medicina Veterinária. Em relação ao seu sorriso 48,4% dos participantes estão satisfeitos e 33,6% estão muito satisfeitos com a autoavaliação. Já na análise das imagens, o sorriso mais estético possui: formato quadrado (40,1%), sem pigmentação (74%) e sem diastema (81,2%). Conclusões: Os graduandos estão satisfeitos com o seu sorriso. O sorriso considerado estético no ambiente universitário é com ausência de diastema, mais claro e no formato quadrado. Não houve diferença significativa na percepção estética entre os diferentes cursos.

Downloads

Publicado

2025-10-09

Como Citar

da Silveira Benevides, E., Neves Barbosa, C. C., Minozzo Mello, C., Cardodo, C. E., & Ferreira de Oliveira Christovam, I. (2025). PERCEPÇÃO SOBRE A ESTÉTICA DO SORRISO NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO. Revista Científica Do CRO-RJ (Rio De Janeiro Dental Journal), 9(2), 3–9. Recuperado de https://revcientifica.cro-rj.org.br/revista/article/view/408

Edição

Seção

Artigos