PERCEPÇÃO SOBRE A ESTÉTICA DO SORRISO NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO
Palavras-chave:
Estética, Estética dentária, Percepção, Sorriso, Universidade]Resumo
Introdução: A atratividade do sorriso tem influência direta na vida das pessoas, e atualmente a procura por um sorriso perfeito aumentou. Objetivo: Realizar uma pesquisa comparativa sobre a percepção da estética do sorriso e a autoavaliação entre os estudantes universitários. Materiais e Métodos: Foi elaborado um questionário através do Googles Forms, com perguntas sobre a avaliação estética do sorriso e autopercepção e 8 imagens foram modificadas através do Photoshop CS6 2017 para avaliação. O instrumento foi aplicado em diferentes cursos presenciais de graduação da Universidade de Vassouras, sendo eles: Medicina; Odontologia; Medicina Veterinária; Educação Física; Enfermagem e Fisioterapia. Os resultados foram tabulados em planilha eletrônica do Excel, a estatística descritiva foi realizada e montadas as tabelas de contingência. Além disso, o teste exato de Fisher foi calculado no programa Jamovi Project v.2.4 (2023). Resultados: Ao total, participaram 417 graduandos, sendo 71,7% do sexo feminino e a idade era entre 18 e 50 anos (média = 22,4 anos; desvio padrão = 5,2 anos). Os cursos com maior participação foram Odontologia e Medicina Veterinária. Em relação ao seu sorriso 48,4% dos participantes estão satisfeitos e 33,6% estão muito satisfeitos com a autoavaliação. Já na análise das imagens, o sorriso mais estético possui: formato quadrado (40,1%), sem pigmentação (74%) e sem diastema (81,2%). Conclusões: Os graduandos estão satisfeitos com o seu sorriso. O sorriso considerado estético no ambiente universitário é com ausência de diastema, mais claro e no formato quadrado. Não houve diferença significativa na percepção estética entre os diferentes cursos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Científica do CRO-RJ (Rio de Janeiro Dental Journal)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.