ADENOMA PLEOMÓRFICO EM LÁBIO SUPERIOR: RELATO DE CASO DE APRESENTAÇÃO CLÍNICA ATÍPICA

Autores

  • Andryel Pinheiro Massena da Silva Faculdade de Odontologia, Departamento de Patologia e Diagnóstico Oral, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Filipe Sodré Carelo Faculdade de Odontologia, Departamento de Patologia e Diagnóstico Oral, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Giovanna Marconato Santi 2Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Leonardo Augustus Peral Ferreira Pinto 2Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Maria Aparecida de Albuquerque Cavalcante 2Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Fábio Ribeiro Guedes 1Faculdade de Odontologia, Departamento de Patologia e Diagnóstico Oral, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Bruno Augusto Benevenuto de Andrade 1Faculdade de Odontologia, Departamento de Patologia e Diagnóstico Oral, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Aline Corrêa Abrahão 1Faculdade de Odontologia, Departamento de Patologia e Diagnóstico Oral, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Jefferson R. Tenório 1Faculdade de Odontologia, Departamento de Patologia e Diagnóstico Oral, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29327/244963.8.3-11

Palavras-chave:

glândulas salivares, neoplasias, adenoma pleomórfico

Resumo

Introdução: o adenoma pleomórfico (AP) é uma neoplasia benigna que afeta as glândulas salivares e que apresenta notável variedade histopatológica. Objetivo: Relatar o caso de um AP com apresentação clínica atípica em lábio superior. Relato do caso: uma mulher de 88 anos buscou atendimento estomatológico queixando-se de aumento de volume em lábio superior, assintomático, com tempo de evolução de 2 anos. O exame físico mostrou aumento de volume de limites mal definidos, base séssil, com áreas normocrômicas e avermelhadas, telangiectasias, superfície ulcerada, em mucosa labial superior e fundo de vestíbulo do lado esquerdo, além de notável assimetria facial. Com hipótese diagnóstica de neoplasia maligna de glândula salivar, uma biópsia incisional foi  realizada. Microscopicamente, observou-se neoplasia glandular composta por células epitelial ductais e células mioepiteliais com múltiplas formações ductais, presente em um estroma frouxo e cartilagíneo. A tomografia computadorizada evidenciou uma lesão ampla e extensa com densidade compatível com tecidos moles, sem focos de calcificação ou comprometimento de estruturas ósseas. Com base nos critérios clínicos, imagenológicos e histopatológicos, o diagnóstico final foi de AP. A paciente foi submetida à exérese total da lesão em ambiente hospitalar. O pós-operatório de 06 meses revelou ausência de recidiva da lesão e melhora significativa no aspecto facial. Conclusão: o AP deve ser considerado  como hipótese diagnóstica para aumentos de volume de crescimento lento em lábio superior, ainda que apresentem áreas ulceradas e telangiectásicas.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Relato de Caso