BARREIRAS DE ACESSIBILIDADE EM FACULDADES DE ODONTOLOGIA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO: DIAGNÓSTICO SITUACIONAL E PROTOCOLO DE ADEQUAÇÃO
Palavras-chave:
Acessibilidade, Universidade, OdontologiaResumo
Objetivo: Analisar a acessibilidade em Faculdades de Odontologia de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas da região metropolitana do Rio de Janeiro, e sugerir um protocolo básico que sirva de orientação às Instituições, a fim de que mudanças sejam realizadas. Materiais e métodos: foi realizado um estudo observacional em 8 IES, que investigou a presença de 8 barreiras de acessibilidade (locais com acesso único por escadas; piso descontínuo; ausência de corrimãos; ausência de elevadores; pavimentação irregular; falta de sinalização em braille; ausência de banheiros adaptados; inexistência de intérprete de Libras) que foram, posteriormente, classificadas em 3 categorias (presente, ausente e parcialmente presente). Em seguida, executou-se uma busca bibliográfica nas bases de dados PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde, subsidiando a construção do protocolo de adequação. Resultados: Os resultados obtidos demonstraram que em todas as IES foi observada a presença, total ou parcial de ao menos uma das barreiras analisadas, sendo a inexistência de intérpretes de Libras, ausência de banheiros adaptados, pavimentação irregular e falta de sinalização em braille, os obstáculos mais presentes. O protocolo de adequação aponta a necessidade de resolução dessas e de outras barreiras possivelmente presentes, a partir de uma abordagem específica a ser definida por cada Instituição, de acordo com as lacunas presentes. Conclusão: É possível concluir, portanto, que as Faculdades de Odontologia analisadas possuem lacunas de acessibilidade relevantes que devem ser solucionadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Científica do CRO-RJ (Rio de Janeiro Dental Journal)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.