ASSOCIATION BETWEEN BULLYING AND POSSIBLE SLEEP BRUXISM AMONG SCHOOLCHILDREN: A CROSSSECTIONAL STUDY

Autores

  • Leticia Silva Alonso Department of Pediatric Dentistry, School of Dentistry, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil https://orcid.org/0000-0002-5078-8196
  • Lucas Guimarães Abreu Department of Pediatric Dentistry, School of Dentistry, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil https://orcid.org/0009-0006-4164-7603
  • Isabela Melo Martins Faculty of Dentistry, Universidade Federal de Goiás - UFG, Goiânia, GO, Brazil https://orcid.org/0000-0002-5371-6286
  • Mariana Oliveira Guimarães Department of Pediatric Dentistry, School of Dentistry, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil https://orcid.org/0000-0001-6563-0079
  • Luciana Fonseca Pádua Gonçalves Tourino Department of Pediatric Dentistry, Centro Universitário de Lavras – UNILAVRAS, Lavras, Minas Gerais, Brazil https://orcid.org/0000-0002-3640-036X
  • Junia Maria Serra-Negra Department of Pediatric Dentistry, School of Dentistry, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

DOI:

https://doi.org/10.29327/244963.8.2-4

Palavras-chave:

Bruxism, Bullying, Behavior, Children

Resumo

Objetivo: investigar a associação entre bullying e possível bruxismo do sono em escolares. Materiais e Métodos: participaram do estudo 431 escolares de 8 a 11 anos de escolas públicas e privadas de Lavras, Minas Gerais e seus pais/ responsáveis. Os responsáveis responderam a um questionário sobre a ocorrência de possível bruxismo do sono em escolares, cansaço dos escolares ao acordar e dados sociodemográficos. O diagnóstico de possível bruxismo do sono foi baseado no relato dos responsáveis sobre o ranger de dentes dos filhos durante o sono. Os escolares responderam à versão brasileira do Olweus Bully/Victim Questionnaire. A análise estatística incluiu análise descritiva e regressão de Poisson bivariada e multivariada (p<0,05). Resultados: a frequência de ranger de dentes entre escolares envolvidos em bullying como vítimas-intimidadores foi maior em comparação com aqueles que não estavam envolvidos em bullying (RR=1,57; IC95%=1,04–2,36; p=0,030). A frequência de ranger de dentes entre escolares cuja renda familiar mensal é igual ou inferior a um salário mínimo foi maior em comparação com aqueles cuja renda familiar era superior a dois salários mínimos mensais (RR=1,49, IC95%=1,04–2,13, p=0,027). A frequência de ranger de dentes entre os escolares que manifestaram cansaço ao acordar pela manhã foi maior em comparação aos que não manifestaram  cansaço ao acordar (RR=1,33; IC95%=1,00–1,78; p=0,050). Conclusão: ser vítima-intimidador de comportamentos de bullying na escola está associado ao possível bruxismo do sono em escolares.

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Publicado

2023-08-31

Edição

Seção

Artigos