EFETIVIDADE DE UM VÍDEO EDUCATIVO VOLTADO PARA A EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE TÉCNICA DE HIGIENE BUCAL EM PACIENTES PEDIÁTRICOS INTERNADOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Autores

  • Karla Magnan Miyahira Faculdade de Odontologia, Departamento de Odontopediatria e Ortodontia, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Mariana Leonel Martins Faculdade de Odontologia, Departamento de Odontopediatria e Ortodontia, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Olivia Helena Luiz Pilla Faculdade de Odontologia, Departamento de Odontopediatria e Ortodontia, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Luana Kort Kamp Faculdade de Odontologia, Departamento de Odontopediatria e Ortodontia, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Inara Teixeira Caldeira Venturelli Faculdade de Odontologia, Departamento de Odontopediatria e Ortodontia, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Laura Guimarães Primo Faculdade de Odontologia, Departamento de Odontopediatria e Ortodontia, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Gloria Fernanda Barbosa de Araújo Castro Faculdade de Odontologia, Departamento de Odontopediatria e Ortodontia, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Palavras-chave:

Higiene bucal, Pediatria, Unidade de Terapia Intensiva, Filme e video educativo, Assistência ao Paciente

Resumo

Objetivo: Avaliar o efeito de uma videoaula sobre higiene bucal (HB) de pacientes pediátricos internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no conhecimento de uma equipe de enfermagem. Materiais e Métodos:  Participaram 42 profissionais de um hospital pediátrico do Rio de Janeiro (12 enfermeiros e 30 técnicos de enfermagem). A pesquisa foi dividida em 3 etapas: 1) coleta de dados sociodemográficos e práticas de HB na UTI (formação profissional, existência de um protocolo de HB, frequência de HB, concentração  dos antissépticos e o profissional responsável), 2) envio da videoaula para os profissionais contendo orientações do protocolo de HB da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (2019) e 3) aplicação do questionário final para verificar se as informações da videoaula auxiliaram os enfermeiros na HB. Os dados foram analisados descritivamente no SPSS versão 21.0. Resultados: Dos 42 participantes, 28 (66,7%) concluíram todas as etapas. Desses 28, 11 (39,3%) eram enfermeiros e 17 (60,7%) técnicos; 85,7% trabalhavam há mais de 5 anos no hospital. Todos disseram utilizar a clorexidina para a HB, mas não houve concordância em relação à frequência: 10 (35,7%) realizavam 3×/dia, 17 (60,7%) 2×/dia e 1 (3,6%) 1×/dia. Quanto ao profissional responsável pela HB, 23 (82,1%) responderam que são os técnicos que executam. O vídeo foi considerado esclarecedor por 27 (96,3%) profissionais e todos se sentiram mais seguros para realizar a HB após a videoaula. Conclusão: Conclui-se que a videoaula auxiliou de forma positiva o conhecimento da equipe de enfermagem sobre a HB dos pacientes.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Magnan Miyahira, K., Leonel Martins, M., Helena Luiz Pilla, O., Kort Kamp, L., Teixeira Caldeira Venturelli, I., Guimarães Primo, L., & Fernanda Barbosa de Araújo Castro, G. (2024). EFETIVIDADE DE UM VÍDEO EDUCATIVO VOLTADO PARA A EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE TÉCNICA DE HIGIENE BUCAL EM PACIENTES PEDIÁTRICOS INTERNADOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. Revista Científica Do CRO-RJ (Rio De Janeiro Dental Journal), 9(1), 9–17. Recuperado de https://revcientifica.cro-rj.org.br/revista/article/view/369

Edição

Seção

Artigos