EFETIVIDADE DE UM VÍDEO EDUCATIVO VOLTADO PARA A EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE TÉCNICA DE HIGIENE BUCAL EM PACIENTES PEDIÁTRICOS INTERNADOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
Palavras-chave:
Higiene bucal, Pediatria, Unidade de Terapia Intensiva, Filme e video educativo, Assistência ao PacienteResumo
Objetivo: Avaliar o efeito de uma videoaula sobre higiene bucal (HB) de pacientes pediátricos internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no conhecimento de uma equipe de enfermagem. Materiais e Métodos: Participaram 42 profissionais de um hospital pediátrico do Rio de Janeiro (12 enfermeiros e 30 técnicos de enfermagem). A pesquisa foi dividida em 3 etapas: 1) coleta de dados sociodemográficos e práticas de HB na UTI (formação profissional, existência de um protocolo de HB, frequência de HB, concentração dos antissépticos e o profissional responsável), 2) envio da videoaula para os profissionais contendo orientações do protocolo de HB da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (2019) e 3) aplicação do questionário final para verificar se as informações da videoaula auxiliaram os enfermeiros na HB. Os dados foram analisados descritivamente no SPSS versão 21.0. Resultados: Dos 42 participantes, 28 (66,7%) concluíram todas as etapas. Desses 28, 11 (39,3%) eram enfermeiros e 17 (60,7%) técnicos; 85,7% trabalhavam há mais de 5 anos no hospital. Todos disseram utilizar a clorexidina para a HB, mas não houve concordância em relação à frequência: 10 (35,7%) realizavam 3×/dia, 17 (60,7%) 2×/dia e 1 (3,6%) 1×/dia. Quanto ao profissional responsável pela HB, 23 (82,1%) responderam que são os técnicos que executam. O vídeo foi considerado esclarecedor por 27 (96,3%) profissionais e todos se sentiram mais seguros para realizar a HB após a videoaula. Conclusão: Conclui-se que a videoaula auxiliou de forma positiva o conhecimento da equipe de enfermagem sobre a HB dos pacientes.
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