AVALIAÇÃO DE UM MATERIAL EDUCATIVO SOBRE HIGIENE BUCAL E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA SOB A ÓTICA DOS CRITÉRIOS DO BR-CDC-CCI

Autores

  • Brune de Sousa Faria Costa Departamento de Odontologia Social e Preventiva, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Jennifer Reis-Oliveira Departamento de Odontologia Social e Preventiva, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Angélica Maria Cupertino Lopes Marinho Departamento de Odontologia Social e Preventiva, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Ana Cristina Borges-Oliveira Departamento de Odontologia Social e Preventiva, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Mauro Henrique Nogueira Guimarães de Abreu Departamento de Odontologia Social e Preventiva, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29327/244963.8.1-4

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Educação em Saúde, Saúde Bucal

Resumo

Objetivo: avaliar a clareza e a qualidade das informações de um material educativo sobre higiene bucal voltado para pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) sob a ótica de critérios preconizados da versão brasileira do Índice de Comunicação Clara em Saúde (BR-CDC-CCI). Materiais e Métodos: foi realizada uma busca no sítio de busca Google (www.google.com) no dia 4 de março de 2023, utilizando os unitermos “cartilha”, “higiene bucal” e “pessoa com deficiência”. O critério de inclusão envolveu material educativo direcionado a cuidadores de pessoas com TEA desenvolvido por instituição brasileira. Foram excluídos materiais educativos direcionados para profissionais de saúde ou educação, bem como materiais não disponibilizados online. A primeira página de busca revelou um material educativo em saúde bucal para cuidadores de pessoas com TEA, disponibilizado online. O BR-CDC-CCI foi utilizado de forma independente, por duas cirurgiãs-dentistas, para se avaliar o material a partir dos critérios de “Mensagem principal e chamada para ação”, “Linguagem”, “Design da informação”, “Estado da ciência (conhecimento científico), “Recomendações de comportamento”, “Números” e “Riscos”. Os escores  obtidos pelo consenso das avaliadoras para o material, em uma escala de zero a vinte, foram alcançados em uma reunião. Resultados: o material apresentou 100% de conformidade com os critérios exigidos pelo instrumento como mensagem principal destacada, linguagem simples, design atraente, recomendações comportamentais,  evidência científica atual, riscos e abordagem adequada da numeracia, demonstrando clareza e qualidade das informações. Conclusão: o material educativo intitulado “Higiene Bucal Para Pessoas Com TEA”, apresentou excelente qualidade de acordo com os critérios utilizados. O mesmo cumpre seu objetivo de ajudar pais e profissionais nos cuidados à higiene bucal das pessoas com TEA.

Downloads

Publicado

2023-04-30

Edição

Seção

Artigos