INTERVENÇÃO CLÍNICA, CIRÚRGICA E REABILITADORA EM PACIENTE COM CÁRIE NA PRIMEIRA INFÂNCIA: RELATO DE CASO

Autores

  • Ranna Castro da Silva Curso de Especialização em Odontopediatria, Instituto Odontológico das Américas – IOA, Belém, PA, Brasil.
  • Samuel Chaves Jr Curso de Especialização em Odontopediatria, Instituto Odontológico das Américas – IOA, Belém, PA, Brasil.
  • Ivam Freire Jr Curso de Especialização em Odontopediatria, Instituto Odontológico das Américas – IOA, Belém, PA, Brasil.
  • Suelly Maria Mendes Ribeiro Curso de Especialização em Odontopediatria, Instituto Odontológico das Américas – IOA, Belém, PA, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29327/244963.8.3-8

Resumo

Introdução: a perda prematura e destruição severa de dentes decíduos devido à cárie em crianças menores de 6 anos é conhecida como Cárie na Primeira Infância (CPI), devido a pouca idade e grandes destruições dentárias torna-se desafiador o tratamento. Objetivo: demonstrar técnicas de reabilitação estética de um paciente com CPI atendido na Clínica de Odontopediatria do Instituto de Odontologia das Américas (IOA) Belém, Brasil. Relato do caso: o paciente gênero masculino, com 4 anos de idade apresentava todos os dentes decíduos com lesões de carie, com severa destruição dos incisivos superiores e inferiores, perda de estrutura dentária nos molares inferiores. O tratamento foi iniciado com instruções de higiene oral, dieta e o uso de fluoretos. Foram confeccionadas restaurações indiretas com resina composta confeccionadas em laboratório para os dentes posteriores, e cimentadas com resina flow nos dentes; reconstrução dos incisivos inferiores com auxílio de enceramento e confecção de mockup para restauração direta em resina composta e no arco superior exodontia dos incisivos e instalação do Arco de Nance modificado. O tratamento durou o período de 60 dias, foi realizada intervenção clínica, cirúrgica e protética para reabilitação total e satisfatória do paciente. Conclusão: constatou-se que a pouca idade do paciente trouxe grandes dificuldades, no entanto, a proposta das restaurações indiretas e o Arco de Nance modificado permitiu a reabilitação de forma satisfatória, mas para manter a longevidade do tratamento, os hábitos de higiene e alimentar devem ser modificados.

Biografia do Autor

Suelly Maria Mendes Ribeiro, Curso de Especialização em Odontopediatria, Instituto Odontológico das Américas – IOA, Belém, PA, Brasil.

Curso de Especialização em Odontopediatria, Instituto Odontológico das Américas – IOA, Belém, PA, Brasil.
Unidade Odontológica Infantil, Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA, Belém, PA, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Relato de Caso