SUBSTITUIÇÃO DE RESTAURAÇÃO CLASSE IV EM RESINA COMPOSTA: RELATO DE CASO CLÍNICO

Autores

  • Marcos Roberto de Lima Benati Departamento de Odontologia, Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto - FHO, Araras, SP, Brasil.
  • Lúcia Trazzi Prieto 2Departamento de Dentística Restauradora, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Universidade de Campinas - UNICAMP, Piracicaba, SP, Brasil
  • Renata Siqueira Scatolin Departamento de Odontologia, Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto - FHO, Araras, SP, Brasil.
  • Laura Nobre Ferraz Departamento de Odontologia, Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto - FHO, Araras, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29327/244963.7.3-9

Palavras-chave:

Estética Dentária, Resinas Compostas, Restauração Dentária Permanente

Resumo

Introdução: a estética é um fator decisivo para a substituição de restaurações anteriores que apresentam falhas, causadas principalmente por alterações na coloração ou fraturas. Objetivo: o presente relato de caso descreve a substituição de uma restauração classe IV insatisfatória, apresentando o protocolo clínico utilizado desde o planejamento até a reabilitação definitiva, com o propósito de difundir o conhecimento sobre a técnica adotada e auxiliar outros profissionais no seu cotidiano clínico. Relato do caso: paciente JPJ, 28 anos, sexo masculino, apresentou-se ao consultório odontológico queixando-se do aspecto estético de uma restauração em resina composta no seu dente anterior. Durante o exame físico intrabucal foi identificada a presença de uma restauração  classe IV insatisfatória no elemento 21, apresentando degradação e manchamento superficial. Para uma análise estética completa e planejamento do caso, foram realizadas fotografias intrabucais e moldagem com alginato para confecção de modelos de gesso. Resultados: como tratamento, foi realizado profilaxia, isolamento absoluto e substituição da restauração do dente 21 pela técnica direta com o auxílio de uma guia de silicone. Foi utilizado um sistema adesivo convencional  de 2 passos (Single Bond 2, 3M ESPE, St. Paul,  MN, USA) e resinas compostas nanohíbridas (Empress Direct, Ivoclar-Vivadent, Barueri, SP, BRA), uma para reprodução do esmalte e outra para dentina. Por fim, foram realizados acabamento e polimento das restaurações.  Conclusão: restaurações diretas com resinas compostas, quando bem indicadas e executadas, permitem a devolução da função de forma satisfatória e resultados altamente estéticos.

Downloads

Publicado

2023-01-01

Edição

Seção

Relato de Caso