COMO AVALIAR A DOR SENTIDA POR CRIANÇAS PRÉ- ESCOLARES DURANTE OS PROCEDIMENTOS ODONTOLÓGICOS? REVISÃO DE ESCOPO
DOI:
https://doi.org/10.29327/244963.7.3-4Palavras-chave:
Dor processual, Medição da dor, Pré-escolarResumo
Introdução: o diagnóstico da dor sentida pela criança é um passo importante para orientar o cirurgião-dentista sobre o uso de técnicas farmacológicas e não farmacológicas que minimizem a sensação desagradável. Objetivo: identificar os instrumentos usados para a avaliação da dor de crianças pré-escolares durante procedimentos odontológicos. Fontes dos dados: busca por artigos foi realizada no PubMed, Scopus, The Cochrane Library e Google Schoolar, em abril/2022. Estudos observacionais e de intervenção que avaliaram a dor de crianças pré- escolares em atendimento odontológico, publicados em português, inglês ou espanhol foram incluídos. Estudos que avaliaram a dor de crianças tratadas sob sedação ou anestesia geral, bem como a dor pós-operatória, foram excluídos. Síntese dos dados: um total de 767 artigos foram identificados; 133 artigos foram lidos integralmente e 62 incluídos. Em 48 estudos, a dor foi avaliada por meio de autorrelato, usando instrumentos como a Wong-Baker FACES Pain Rating Scale e outras escalas de faces como a Faces Pain Scale-Revised e a Faces Pain Scale. Quando a dor foi avaliada a partir do comportamento infantil, foram usadas escalas como a Face, Legs, Activity, Cry, Consolability Scale (FLACC) e a Sound, Eye and Motor scale (SEM). Conclusão: a dor processual das crianças foi avaliada por meio de autorrelato e da observação do seu comportamento. Tanto as escalas de autorrelato quanto as observacionais têm limitações. A combinação dos instrumentos pode ser uma estratégia na avaliação da dor de pré-escolares.
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