ESTHETIC REHABILITATION IN PRIMARY AND PERMANENT SUCCESSORS INCISORS IN A CHILD WITH CONOIDAL AND ABSENCE TEETH: A CASE REPORT
DOI:
https://doi.org/10.29327/244963.6.3-11Palavras-chave:
Estética, Reabilitação Oral, Anormalidades Dentárias, Displasia Ectodérmica, BullyingResumo
Objetivo: Mostrar o tratamento estético realizado em incisivos decíduos e em seus sucessores permanentes em uma criança com anomalias dentárias congênitas (dentes conoides e ausentes), que associado a desproporção óssea do terço médio da face levaram a um diagnóstico suspeito de displasia ectodérmica. Relato de caso: Este relato foi redigido seguindo o CARE Statement. Menina de 6 anos de idade compareceu à Clínica de Odontopediatria com queixa de bullying devido à aparência de seus dentes. A reanatomização dos incisivos decíduos conoides foi feita com coroas de acetato pré-formadas e resina composta direta. Após 15 meses, os incisivos decíduos esfoliaram e os incisivos permanentes irromperam também com formato conoide. Para a reabilitação estética, foram realizadas restaurações diretas com resina composta pela técnica incremental guiada por matriz de silicone confeccionada a partir do enceramento diagnóstico. Conclusão: No seguimento, paciente e responsáveis relataram satisfação com a aparência do sorriso e aumento da autoestima. O caso continua em acompanhamento e o planejamento futuro incluirá ortodontia e prótese dentária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Científica do CRO-RJ (Rio de Janeiro Dental Journal)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.