ORAL HEALTH LITERACY AS A PRIORITY TO REDUCE DISPARITIES IN ORAL HEALTH AMONG ADOLESCENTS

Autores

  • Érick Tássio Barbosa Neves Department of Dentistry, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – UNIFACISA, Campina Grande, Paraíba, Brazil
  • Saul Martins Paiva Department of Pediatric Dentistry and Orthodontics, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
  • Fernanda de Morais Ferreira Department of Pediatric Dentistry and Orthodontics, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
  • Ana Flavia Granville Garcia Department of Dentistry Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Campina Grande, Paraíba, Brazil

DOI:

https://doi.org/10.29327/244963.6.3-1

Palavras-chave:

Oral health, Health literacy, Adolescent, Dental caries, Family Relations

Resumo

O alfabetismo em saúde bucal é um determinante social e estrutural de saúde reconhecido por seu papel relevante na saúde bucal e na utilização de serviços odontológicos. Estudos tem abordado esse tema na adolescência porque é uma fase crítica do desenvolvimento humano e requer atenção para mudanças físicas, cognitivas e sociais. Essa abordagem é importante para fortalecer políticas
públicas que visem reduzir as disparidades de saúde bucal nessa população por meio de ações promovidas por profissionais da saúde, gestores e pela população em geral. O presente comentário pretende abordar as contribuições do alfabetismo em saúde bucal para a saúde bucal em adolescentes, bem como discutir novas perspectivas de estudos sobre essa temática.

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Publicado

2022-05-05

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