MIDPALATAL SUTURE MATURATION ASSESSMENT BY INDIVIDUALS WITH DIFFERENT LEVELS OF ACADEMIC DEGREE USING CONE BEAM COMPUTED TOMOGRAPHY

Autores

  • Taiane dos Santos Lopes Department of Orthodontics, School of Dentistry, Fluminense Federal University, Niterói, RJ, Brazil
  • Cinthia Oliveira Lisboa Department of Orthodontics, School of Dentistry, Fluminense Federal University, Niterói, RJ, Brazil
  • Ilana Oliveira Christovam Department of Orthodontics, University of Vassouras, Vassouras, RJ, Brazil
  • Claudia Trindade Mattos Department of Orthodontics, School of Dentistry, Fluminense Federal University, Niterói, RJ, Brazil

DOI:

https://doi.org/10.29327/24816.4.3-6

Palavras-chave:

Computed tomography X-ray Hard palate. Midpalatal suture.

Resumo

Objetivo: Avaliar a confiabilidade da classificação dos estágios de fusão da sutura palatina mediana em adolescentes do sexo feminino através de tomografia computadorizada cone beam (TCCB) por aluno da graduação em dois tempos (intraexaminador) e comparado a um ortodontista (interexaminador). Métodos: Foram selecionadas tomografias de 40 meninas na faixa etária de 14 a 19 anos feitas previamente ao tratamento ortodôntico. No software InVivo Dental 5.1 as imagens da cabeça foram orientadas de forma padronizada. Os cortes axiais desejados foram selecionados por um pesquisador ou por cada examinador e cada imagem resultante foi classificada quanto ao estágio de fusão da sutura palatina mediana. Os operadores realizaram todas as classificações duas vezes com intervalo de duas semanas entre as sessões, cada um individualmente. O coeficiente kappa ponderado de acordo com Landis e Kock foi utilizado para avaliar a concordância intraexaminador e interexaminador. Resultados: O kappa intraexaminador do aluno da graduação foi de 0,824 pra cortes pré-selecionados e 0,692 para os orientados por ele mesmo, e do ortodontista foi de 0,919 e 0,695, respectivamente. O coeficente kappa entre eles foi 0,479 e 0,300. Conclusão: Apesar do aluno de graduação ser mais inexperiente, sua concordância intraexaminador foi muito boa, semelhante à do ortodontista. No entanto, a concordância entre eles não foi boa, demonstrando necessidade de aprimoramento no treinamento do método.

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Publicado

2020-03-05

Edição

Seção

Artigos