MAXILLARY DENTAL MIDLINE DEVIATION IN THE PATIENT PERSPECTIVE
DOI:
https://doi.org/10.29327/24816.4.2-5Palavras-chave:
Estética, Dental; Sorriso, OrtodontiaResumo
Objetivo: O objetivo foi avaliar a percepção estética do desvio da linha média dentária por pacientes ortodônticos; influência de estruturas adjacentes ao sorriso na percepção de desvios; e diferença de percepção entre pacientes tratados em Universidade e consultório particular. Métodos: Neste estudo comparativo observacional transversal uma fotografia de mulher sorrindo foi modificada digitalmente com desvios da linha média para a esquerda em relação à face. Doze fotografias foram recortadas para obter o grupo LCN incluindo lábios, queixo e 2/3 nariz; e grupo L incluindo lábios. O teste não paramétrico de Friedman ( = 0.05), seguido pelo de Wilcoxon, corrigido pelo teste de Bonferroni ( = 0.0033) foram utilizados para comparações múltiplas. O teste de Mann-Whitney foi aplicado para comparar grupos LCN e L, verificando a influência das estruturas adjacentes ao sorriso. O coeficiente de Pearson foi usado para correlação e regressão dos desvios sobre a estética do sorriso, adotando nível de significância de 5%.Resultados: Desvios de 2 mm foram identificados. Comparando grupos LCN e L houve diferença estatisticamente significante nos desvios de 2 e 3 mm. Entre pacientes da universidade e do consultório houve diferença significativa ao comparar fotografias no grupo LCN, sem desvio e desvios de 2, 4 e 5 mm.
Conclusões: pacientes ortodônticos são capazes de detectar desvio da linha média dentária maxilar de 2 mm. Estruturas adjacentes ao sorriso influenciaram na percepção do desvio para os pacientes privados. Os pacientes da Universidade foram mais críticos do que os de consultório particular.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Científica do CRO-RJ (Rio de Janeiro Dental Journal)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.