PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DE ODONTOLOGIA EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL

Autores

  • Claudia Callegaro de Menezes Departamento de Clínica Integrada, Divisão de Periodontia, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Ana Luiza Barboza Vianna Departamento de Clínica Integrada, Divisão de Periodontia, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6056-5105
  • Ronir Raggio Luiz Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-7784-9905
  • Anna Thereza Thomé Leão Departamento de Clínica Integrada, Divisão de Periodontia, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5249-6616
  • Maria Cynésia Medeiros de Barros Departamento de Clínica Integrada, Divisão de Periodontia, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0002-2284-3581

DOI:

https://doi.org/10.29327/244963.7.3-8

Palavras-chave:

Educação em Odontologia, Diretrizes curriculares, Promoção de saúde, Educação interprofissional, Questionários on-line, Perfil do egresso

Resumo

Objetivo: conhecer a percepção de egressos de graduação em Odontologia do Rio de Janeiro sobre a qualidade da formação profissional com ênfase na educação interprofissional. Materiais e Métodos: foi aplicado questionário on-line para egressos de três cursos de Odontologia, sendo duas instituições públicas e uma privada, para alunos formados  entre 2016.2 e 2019.1. O questionário estruturado utilizado continha

41 perguntas para analisar a qualidade das atividades acadêmicas oferecidas durante a formação  desses profissionais. As questões envolveram quatro dimensões: (1) perfil do egresso, (2) orientação  do cuidado em saúde, (3) integração ensino-serviço, e (4) abordagem  pedagógica. Os resultados  apresentados  neste artigo envolveram 9 perguntas das quatro dimensões. Resultados: os 121 egressos participantes responderam que a qualidade e oferta das atividades relacionadas à formação do perfil generalista, humanista e capacidade de compreender a realidade social foi muito boa, assim como as atividades de promoção de saúde e o uso de cenários de prática. Já as atividades relacionadas à educação multiprofissional/interprofissional e à vivência no Sistema Único de Saúde  (SUS) foram consideradas  moderadas.  Conclusão: os resultados mostram que egressos dos cursos de Odontologia avaliados estão satisfeitos com a qualidade da formação profissional alcançada através das atividades acadêmicas oferecidas por seus cursos. Principalmente àquelas relacionadas à formação do perfil profissional e à promoção de saúde. Entretanto, a percepção dos egressos indica que experiências multiprofissionais/ínterprofissionais e vivência no SUS ainda precisam ser melhoradas, estimulando os alunos a participarem de estágios e projetos de extensão, formando, assim, profissionais capacitados a atuarem no SUS e no contexto social existente.

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Publicado

2023-01-01

Edição

Seção

Artigos