EFICÁCIA DA INTERVENÇÃO EDUCACIONAL À DISTÂNCIA NA CAPACITAÇÃO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS DA REDE PÚBLICA SOBRE O USO CONSCIENTE DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO: UM ENSAIO CLÍNICO CONTROLADO QUASE-EXPERIMENTAL

Autores

  • Marcia Frias Pinto Marinho Departamento de Patologia e Diagnóstico Oral, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Maria Augusta Visconti Departamento de Patologia e Diagnóstico Oral, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Marcia Grillo Cabral Departamento de Patologia e Diagnóstico Oral, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.29327/244963.7.1-11

Palavras-chave:

Tomografia computadorizada de feixe cônico, Radiação ionizante, Saúde pública, Educação permanente, Educação a distância.

Resumo

Objetivo: Verificar a eficácia da intervenção educacional por videoconferência, para dentistas de um serviço público de saúde, sobre aquisição de conhecimentos em
tomografia computadorizada de feixe cônico. Materiais e Métodos: Trata-se de um ensaio clínico controlado, com aplicação de questionários estruturados sobre uso criterioso da tomografia computadorizada de feixe cônico, antes e depois da intervenção educacional. Os participantes do estudo foram divididos em grupos
controle (aula presencial) e experimental (aula por videoconferência). Participaram desta pesquisa 133 dentistas no pré-teste (questionário aplicado antes da intervenção) e 129 no pós-teste (questionário aplicado após a intervenção). As análises foram executadas para avaliar as variáveis da metodologia de ensino e comparar a proporção das respostas corretas e “não sei” entre os tempos, discriminadas pela especialidade
odontológica dos participantes. O nível de significância adotado foi de 0,05. Foram utilizados os testes de qui-quadrado e o modelo de regressão logística binária e, quando significativo, foi aplicado o teste post-hoc de Bonferroni. Resultados: A análise das respostas “não sei” e respostas corretas entre as modalidades de ensino presencial e
por videoconferência demonstrou que não houve mudança significativa dos
resultados. O resultado das respostas “não sei” evidenciou uma grande diferença entre os tempos, onde o percentual dessas respostas, após a intervenção, variou de 23,6% para 4,7% (p<0,001). Em todas as especialidades, essa redução foi significativa nas questões referentes ao conhecimento sobre radioproteção. O aumento de respostas corretas foi de quase 10% (p<0,001). Conclusão: A capacitação profissional através do método de videoconferência mostrou-se eficaz e comparável ao método presencial para a aquisição de conhecimentos em tomografia computadorizada de feixe cônico.

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Publicado

2022-07-08

Edição

Seção

Artigos