INFLUENCE OF SOCIODEMOGRAPHIC FACTORS ON USERS’ PERCEPTION OF THE QUALITY OF PUBLIC ORAL HEALTH SERVICE: A CROSS-SECTIONAL STUDY

Autores

  • Davi da Silva Barbirato Department of Dental Clinic, School of Dentistry, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brazil
  • Letícia de Castro Rajo Cerdeira Department of Dental Clinic, School of Dentistry, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brazil
  • Lucianne Cople Maia de Faria Department of Dental Clinic, School of Dentistry, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brazil
  • Maria Cynésia Medeiros de Barros Department of Dental Clinic, School of Dentistry, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brazil

DOI:

https://doi.org/10.29327/244963.7.2-7

Palavras-chave:

National Health Programs, Public Health, Public Health Dentistry, Health Policy, Quality of Health Care.

Resumo

Objetivo: avaliar a influência de fatores sociodemográficos na percepção individual de saúde bucal e na qualidade dos serviços de saúde bucal no município de Piraí, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Materiais e Métodos: este estudo transversal foi realizado de agosto a outubro de 2014 e incluiu 118 usuários do serviço de saúde bucal da ESF (Estratégia de Saúde da Família) com idade igual ou superior a 18 anos, sem deficiência cognitiva. A avaliação autorreferida da qualidade dos serviços de saúde bucal nas Unidades de Saúde da Família seguiu
o questionário QASSaB, utilizando a técnica de entrevista semiestruturada. Resultados: gênero, estado civil, renda familiar, escolaridade e autopercepção de saúde bucal estiveram estatisticamente associados às dimensões do
questionário QASSaB. Os equipamentos odontológicos foram considerados modernos pelos usuários do SUS. As percepções dos pacientes sobre eficácia, efetividade e aceitabilidade foram negativas para qualidade do serviço, recursos gastos e complicações pós-operatórias. Além disso, a possibilidade de escolha do dia e/ou horário das consultas odontológicas, satisfação com a aparência dos dentes tratados e percepção de saúde bucal variaram significativamente com escolaridade e renda familiar. Em geral, os indivíduos com melhores índices socioeconômicos apresentaram autopercepção positiva das unidades e profissionais do SUS avaliados, em comparação com menor renda e menor escolaridade. Conclusão: as unidades do serviço de saúde bucal da ESF foram avaliadas positivamente, enquanto a autopercepção de saúde bucal, efetividade e aceitabilidade do serviço de saúde bucal requerem ajustes e investimentos. A
autopercepção da eficácia e efetividade do atendimento odontológico pelos usuários da ESF variou com a renda familiar, e a escolaridade também influenciou na avaliação da efetividade.

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Publicado

2022-08-31

Edição

Seção

Artigos