DENTAL MANAGEMENT FOR A CHILD WITH SMITHMAGENIS SYNDROME UNDER GENERAL ANESTHESIA: CASE REPORT

Autores

  • Sara Kelly Gurjão Farias School of Dentistry, Universidade Salgado de Oliveira, Niterói, RJ, Brazil
  • Desirée de Jesus Portelinha Department of Pediatric Dentistry, School of Dentistry, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brazil
  • Mônica Almeida Tostes Department of Pediatric Dentistry, School of Dentistry, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brazil
  • Viviane de Andrade Cancio de Cancio Department of Pediatric Dentistry, School of Dentistry, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brazil

DOI:

https://doi.org/10.29327/24816.5.2-7

Palavras-chave:

Autistic Disorder, Dental Caries, Genetic, Syndrome

Resumo

Introdução: A síndrome de Smith-Magenis (SMS) é uma doença genética caracterizada por uma deficiência neuro-comportamental causada por mutações ou deleções no locus 17p11.2 compreendendo o gene 1 induzido por ácido retinóico (RAI1). O diagnóstico é feito por meio de análises clínicas em busca de características e para comprovar essa suspeita, é necessária a técnica denominada Hibridização In Situ por Fluorescência (FISH). Objetivo: O objetivo deste relato de caso é o primeiro a descrever o planejamento e execução do tratamento odontológico para uma paciente do sexo feminino de 5 anos de idade com SMS
sob anestesia geral. Relato do caso: O paciente deu entrada no ambulatório da Universidade Federal Fluminense, com possível dor dentária, na anamnese observou-se a necessidade de tratamento invasivo em diversos elementos dentais e devido ao padrão de comportamento do paciente optou-se pelo tratamento
sob anestesia geral. Resultados: Os procedimentos foram realizados (restaurações e extrações) no hospital na mesma etapa. O acompanhamento da criança após a intervenção foi a cada seis meses. Conclusão: A SMS é uma síndrome rara que requer amplo conhecimento do dentista e uma anamnese detalhada para a
escolha da melhor opção para a solução do caso.

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Publicado

2021-05-21

Edição

Seção

Relato de Caso