DEVELOPMENT OF ODONTOMA IN THE PERMANENT DENTITION AFTER INTRUSION OF PRIMARY INCISORS: CASE REPORT

  • Daniela Maria Carvalho Pugliesi School of Dentistry, Federal University of Alagoas, Maceió, AL, Brazil
  • Valdeci Elias dos Santos Junior School of Dentistry, Federal University of Alagoas, Maceió, AL, Brazil
  • Camila Maria Beder Ribeiro School of Dentistry, Federal University of Alagoas, Maceió, AL, Brazil
  • Lisa Danielly Curcino Araujo School of Dentistry, Federal University of Alagoas, Maceió, AL, Brazil
  • Pedro Jorge Cavalcante Costa School of Dentistry, Federal University of Alagoas, Maceió, AL, Brazil
  • Guilherme Costa do Amaral Faculty of Dentistry of the University Center Cesmac, Maceió, AL, Brazil

Resumo

Introdução: O traumatismo dentário na infância é uma intercorrência grave, de incidência alta devido principalmente a fase de descobertas, com o início dos primeiros passos, sem ter coordenação motora adequada, tornando as crianças mais propensas a quedas. Um trauma em um dente decíduo pode deixar sequelas em razão da proximidade anatômica ao germe do dente sucessor permanente. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi relatar um caso de intrusão grave em bebê de 10 meses, com surgimento de Odontoma após trauma dentário. Relato de Caso: Paciente de 9 anos de idade, acompanhada pela responsável, procurou atendimento pelo atraso na esfoliação dos dentes decíduos. Durante a anamneses foi constatado traumatismo na dentição decídua aos 10 meses de idade, e em seguida realizado o exame clínico e radiográfico, demostrando a presença de odontoma nos dentes 11 e 21. O plano de tratamento multidisciplinar compreendeu a cirurgia para remoção do odontoma, com posterior tratamento ortodôntico
reabilitador. Conclusão: O trauma na dentição decídua pode gerar diversas consequências para a dentição permanente. Desse modo é necessário um atendimento odontológico logo após o incidente e um proservação do caso, para avaliar possíveis sequelas.

Publicado
2019-10-12
Como Citar
PUGLIESI, Daniela Maria Carvalho et al. DEVELOPMENT OF ODONTOMA IN THE PERMANENT DENTITION AFTER INTRUSION OF PRIMARY INCISORS: CASE REPORT. Revista Científica do CRO-RJ (Rio de Janeiro Dental Journal), [S.l.], v. 4, n. 2, p. 46-51, out. 2019. ISSN 2595-4733. Disponível em: <http://revcientifica.cro-rj.org.br/index.php/revista/article/view/113>. Acesso em: 08 abr. 2020. doi: https://doi.org/10.29327/24816.4.2-8.
Seção
Relato de Caso